Como se proteger de golpes na internet

Como se proteger de golpes na internet

Introdução:

Existem várias formas de se proteger de golpes na internet, ou ainda de falhas na segurança digital. E dentre elas, utilizar senhas diferentes e fortes é sempre uma ótima escolha. Aprenda como funciona uma ferramenta que vai te ajudar a usar essas senhas sem precisar memorizar e guardar num “cofre digital” de forma segura. Saiba ainda neste texto o que não se deve colocar numa senha.

Sumário:

  1. Qual a melhor forma de se proteger de golpes na internet e falhas na segurança digital?
  2. A importância da utilização de um gerenciador de senhas fortes.
  3. Saiba exemplos do que não colocar numa senha.

Qual a melhor forma de se proteger de golpes na internet e falhas na segurança digital?

Não existe fórmula mágica. Mas existe esforço diário em tentar melhorar e utilizar ferramentas para ajudar na segurança da minha informação.

Fazer backup de tudo é importante, porque seja por uma falha, seja por um ataque que criptografa seus dados e pede um resgate (ransomware), você possui cópias de segurança para tudo.

Usar ferramentas como antivírus, firewall, VPN, dentre outros, também ajuda, principalmente se você estiver utilizando WIFI pública.

Mas uma ferramenta que me ajudou bastante e mudou a maneira com que lido com minhas contas foi o gerenciador de senhas.

A importância da utilização de um gerenciador de senhas fortes.

Se somarmos e-mails, contas em cada aplicativo e em diversos sites, você deve ultrapassar 20 ou 30 perfis. Se você não usa gerenciador de senhas, você provavelmente acaba por usar a mesma senha fraca para todos os sites. Imaginem que um hacker consegue a senha de uma conta sua em uma loja de e-commerce, assim o criminoso vai ter acesso a todas as suas contas, redes sociais, e-mails, etc. Vai ser um transtorno.

Com o gerenciador você tem uma senha mestra e um cofre com diversas senhas fortes geradas automaticamente. Utilizo o bitwarden e vou gerar agora uma senha forte aleatória para servir de exemplo: 5%44^uA5v5JzU4BPXDv!7#&Z!r!hEoyU.

Notem que a senha tem 33 caracteres, maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Eu jamais memorizaria esta senha, por isso que o gerenciador vale a pena: gera automaticamente senhas fortes e as salvam de forma segura.

A importância de utilizar senhas longas, fortes e diferentes para cada conta é o que reduz a chance de um ataque de força bruta e o que evita ataques de contas hackeadas em paralelo.

Sobre esse assunto, já gravamos um vídeo no Youtube ensinando utilizar um gerenciador de senhas. O título do vídeo é “Melhor GERENCIADOR de SENHAS gratuito 2021

Evite golpes na internet: o que não colocar numa senha?

Diversas pessoas me pediram ajuda porque tiveram as contas das redes sociais hackeadas. Ao investigar o caso, acabei por notar que essas pessoas usavam senhas fáceis de serem descobertas. Algumas utilizavam o próprio nome ou outro dado pessoal.

O problema é que, uma vez que o hacker consiga a senha, ele vai tentar entrar na conta e se não existir autenticação por dois fatores, ele vai entrar. Entrando na sua conta, ele pode criptografar dados ou ainda mudar a senha de todas as suas redes sociais e pedir um valor absurdo em bitcoin como resgate.

Este texto foi inspirado na conversa que aconteceu neste vídeo do Direito Digital Cast:

Quer aprender tudo sobre Direito Digital e Tecnologia? Se inscreve no canal do Youtube porque toda quinta-feira temos uma nova live e você pode mandar dúvidas ao vivo aqui: Direito Digital Cast no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *